Hábitos incorretos facilitam doenças digestivas - Multigastro

Hábitos incorretos facilitam doenças digestivas

 

A correria do dia a dia, a má alimentação e o sedentarismo são inimigos da saúde digestiva, podendo ocasionar sérias complicações para o aparelho digestivo. “Os sintomas das doenças gastrointestinais podem traduzir pequenos problemas como também ocultar doenças mais significativas”, afirmou Gerson Brasil, especialista em Endoscopia Digestiva e diretor médico da MultiGastro.

Entre as principais patologias decorrentes desses maus hábitos, estão a constipação intestinal, a dispepsia (má digestão), a síndrome do Intestino Irritável, o refluxo gastroesofágico e a gastrite, além dos cânceres de estômago e colorretal, sendo este o terceiro tipo mais comum e o segundo mais relacionado com a mortalidade.

Para conscientizar a população sobre o cuidado com o aparelho digestivo, a Organização Mundial de Gastroenterologia instituiu o Dia Mundial da Saúde Digestiva, comemorado anualmente no dia 29 de maio.

“Um diagnóstico precoce e seguro possibilita prognóstico  positivo e eficaz  para a maioria dos pacientes. Lembrando que a mudança de hábitos é um importante aliado desse objetivo”, afirma o especialista.

Sugestão de entrevista – Gerson Brasil

Perfil Gerson Brasil – Médico formado na UPE, especialista em Gastroenterologia pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC-UPE) e em Endoscopia Digestiva pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-FMUSP). Gerson Brasil também é Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), além de atual presidente da SOBED em Pernambuco (2017-2018). É professor da disciplina de Gastroenterologia do curso de Medicina da UniNassau.

Multigastro

Com mais de 20 anos de atuação na área de diagnóstico digestivo em Pernambuco, a MultiGastro é uma clínica composta por especialistas formados nos melhores centros de endoscopia do país e titulados pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). A clínica inaugurou um serviço pioneiro no estado: agendamento de endoscopia digestiva no período noturno, das 18h às 21h, na unidade do Hospital Memorial São José, no Recife. A novidade traz alguns benefícios tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes. Quem opta pelo procedimento à noite pode fazer um lanche leve até as 9h do dia do exame. São duas unidades no estado, sendo uma em Recife (Hospital Memorial São José) e outra em Olinda (Hospital Esperança Olinda).

Share This