Gastrites e úlceras são doenças facilmente diagnosticadas pela endoscopia - Multigastro

Gastrites e úlceras são doenças facilmente diagnosticadas pela endoscopia

 

 

Dr. Gerson _IBS_4144

 

A endoscopia digestiva alta, realizada com o objetivo de analisar a mucosa do esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado, é um procedimento oferecido pela MultiGastro, que permite facilmente o diagnóstico de doenças como gastrites e úlceras. O médico responsável pelo exame, o endoscopista, visualiza, através de um monitor de vídeo, as imagens do sistema digestivo do paciente, geradas pelo endoscópio, um tubo sensível equipado por um chip que serve como câmera.

De acordo com o endoscopista Gerson Brasil, da MultiGastro, o exame é importante para que o médico possa identificar a causa de sintomas como vômitos, náuseas, dores abdominais, dificuldade de deglutição, entre outros. “A endoscopia também possui as funções de investigar sangramentos digestivos e obter biópsias que servem para distinguir lesões entre malignas e benignas”, declara.

O médico Gerson Brasil ainda chama atenção para algumas recomendações que devem ser adotados pelo paciente para a realização dos exames, como estar em jejum há pelo menos oito horas e comunicar se possui alergia a alguma medicação que será utilizada durante o procedimento.

Ainda segundo o médico da MultiGastro, antes do procedimento, o paciente recebe a aplicação de um sedativo intravenoso para que não sinta nenhum incômodo durante o exame, que dura entre 10 e 15 minutos, razão pela qual é obrigatório ir acompanhado de um adulto. “Posteriormente, o paciente deve ficar em repouso e evitar a realização de atividades que exijam concentração, como dirigir ou operar máquinas”, ressalta Gerson Brasil.

Share This